Ensino de Ciências e Matemática: a produção discente na Pós-Graduação

Ensino de Ciências e Matemática: a produção discente na Pós-Graduação
Ensino de Ciências e Matemática: a produção discente na Pós-Graduação
SOLD OUT
Desconto! -42.9%
R$ 35,00 R$ 20,00
Autor: Vários Autores
Estante: Acadêmicos - Educação
Disponibilidade: Esgotado
 

O livro Ensino de Ciências e Matemática: a produção discente na Pós-graduação compõe a coleção Pesquisas e Práticas, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Cruzeiro do Sul. Trata-se de uma publicação original, na medida em que abre espaço para a divulgação de trabalho de pesquisadores em formação. Nele são apresentados resultados de pesquisa sobre temas relevantes para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. É uma obra recomendada a estudantes de pós-graduação e a professores dessas áreas.

Sobre os organizadores

Cintia Aparecida Bento dos Santos - Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul . Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu. Licenciatura Plena em Matemática - Faculdades Integradas Tereza Martin (1999), Especialização em Educação Matemática pela PUC São Paulo. Titular de cargo da rede Estadual de Ensino na disciplina de Matemática, atuou na função de Coordenadora Pedagógica no período de 2008 a 2010. Docente no curso de Licenciatura em Matemática e no Curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Autora do material de Matemática para alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de São Paulo denominado Cadernos de Apoio e Aprendizagem (5º ano).

Norma Suely Gomes Allevato -  Possui graduação em Matemática e Mestrado em Matemática Pura pela UEL-Universidade Estadual de Londrina/PR, e doutorado em Educação Matemática pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro/SP, onde é membro do GTERP-Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas. É docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNICSUL-Universidade Cruzeiro do Sul-São Paulo/SP, onde coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática – GPEAEM, atuando também no curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, e suas pesquisas se concentram na linha de Resolução de Problemas e utilização das TIC na Educação Matemática.

Luiz Henrique Amaral - Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1995). Realizou pós-doutoramento com apoio FAPESP na Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana OUI em convênio com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e estágio profissional realizado na Universidade de Montreal - Canada. Foi coordenador da Informática da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho entre 2001 e 2003. Atualmente é avaliador institucional do Ministério da Educação. É professor titular, coordenador do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, sendo membro do comitê científico e da comissão própria de Avaliação (CPA). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos temas: educação, educação a distância, tecnologias de informação e comunicação, ensino médio e aglomerados abertos.

Edda Curi - Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) Graduada em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Uma das autoras dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem elaborados para alunos e professores dos anos iniciais e de Matemática da rede municipal de São Paulo (1º ao 5º ano), publicados em 2010 pela Fundação Padre Anchieta para a PMSP. Assessoria, a partir de 2012, na escola de formação de professores da rede estadual paulista - EFAP para elaboração de materiais de formação de professores dos anos iniciais do EF em cursos à distância.

Artigos

Mobilização de conhecimentos matemáticos solicitados em itens do SARESP 2010 para o 9º ano do Ensino Fundamental
Alessandra Carvalho Teixeira
Cintia Aparecida Bento dos Santos

Tecendo relações entre resolução de problemas e investigações matemáticas nos anos finais do Ensino Fundamental
Gilberto Vieira
Norma Suely Gomes Allevato

A trajetória do curso tecnológico em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Cruzeiro do Sul: em busca de um gerenciamento eficaz
José Ferreira de Souza
Luiz Henrique Amaral

Resolução de problemas do campo aditivo: um olhar qualitativo nos dados quantitativos
José Fernando Fernandes Pereira
Edda Curi

Transmissor e receptor fotoacústico (fotofone)
Luciano Soares Pedroso
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo

Educação estatística mediada pela modelagem matemática e o uso de tecnologias em um curso de Administração
Geisiane Rodrigues dos Santos
Celi Espasandin Lopes

A visão de professores do Ensino Médio sobre resolução de problemas com função modular
Helena Tavares de Souza
Barbara Lutaif Bianchini

Educação matemática e sua influência nos currículos prescritos e praticados: um estudo comparativo entre Brasil e Paraguai
Marcelo de Oliveira Dias
Célia Maria Carolino Pires

Currículos da Educação de Jovens e Adultos: um olhar da educação matemática
Adriano Vargas Freitas
Célia Maria Carolino Pires

Os Principia de Isaac Newton: uma proposta para a reflexão sobre os fundamentos do cálculo para professores que lecionam essa disciplina nos cursos de Licenciatura
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos
Fumikazu Saito

A contribuição do projeto PIBID/PUC-SP na formação inicial dos licenciandos de Matemática e Física
Gerson dos Santos Correia
Ana Lúcia Manrique

Prescrições curriculares na perspectiva da Matemática cultural: estudo baseado na proposta curricular da EJA
Gilberto Januario
Célia Maria Carolino Pires

Especificações
Autor Cintia Aparecida Bento dos Santos, Norma Suely Gomes Allevato, Luiz Henrique Amaral, Edda Curi (organização)
ISBN 9788562370793
Tipo Livro
Formato 14x21x1,2cm
Peso 0,300
Idioma Português
Encadernação Brochura
Edição 1
Ano 2012
Páginas 208

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:




Todos os direitos reservados à Terracota editora. Desenvolvimento Líquido Tecnologia.