Dialogismo: teoria e(m) prática

Dialogismo: teoria e(m) prática
Dialogismo: teoria e(m) prática
R$ 55,00
Autor: Beth Brait e Anderson Salvaterra Magalhães (org.)
Estante: 9788583800125
Disponibilidade: Em Estoque
 

Livro finalista do prêmio Jabuti 2015.

O dialogismo, como condição de linguagem e do homem no mundo, participa da vida, das artes, das atividades humanas em geral e é esse o sentido desvendado de forma teórica, filosófica, política no conjunto das obras de Mikhail Bakhtin (1895-1975) e de outros importantes pensadores, caso de Valentin Volochínov (1895-1936) e Pável Medviédev (1891-1938), estudiosos cujas obras surgiram dentro das condições históricas, sociais, culturais da Rússia/União Soviética, no período compreendido entre 1920 e 1970. O conjunto dos trabalhos presentes em Dialogismo: teoria e(m) prática procura compreender, por essa perspectiva teórica, o dialogismo como arena de valores ideológicos, fazendo confluir identidades e diferenças em constante tensão, em eterno conflito, constituindo-se na e pela linguagem, nos discursos, quer de natureza verbal, visual, ou verbo-visual. 

Sobre os organizadores

Beth Brait

Pesquisadora nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL e Literatura e Crítica Literária/LCL da PUC-SP e Ex-Coordenadora do PEPG em LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP). Livre Docente e Doutora em Linguística (USP). Desenvolveu estudos de pós-doutorado subsidiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Líder do Grupo de Pesquisa/PUC-SP/CNPq Linguagem, identidade e memória.

Anderson Salvaterra Magalhães
Professor de Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi professor de Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde desenvolveu e coordenou, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), o projeto A recepção da teoria dialógica no Brasil: sujeitos, linguagens e culturas na construção do conhecimento. Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CNPq/CAPES), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bacharel e Licenciado em Letras: Português-Inglês (UFRJ). Líder do Grupo de Pesquisa/UNIFESP/CNPq Semiologia e discurso.

Sobre os autores

Adail Ubirajara Sobral
Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras – Linguística Aplicada – da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), Mestre em Linguística (USP), Especializado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Licenciado em Letras: Inglês pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva
Professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CNPq), Mestre em Letras: Língua e Literatura Italiana (USP), Especializada em Psicopedagogia (PUC-SP), Bacharel e Licenciada em Letras: Português-Italiano (USP).

Anselmo Pereira de Lima
Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Letras: Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Subsidiados pela CAPES-FULBRIGHT, desenvolveu estudos de pós-doutorado junto à Universidade de Delaware (UDel), Newark, EUA, com colaborações na LaGuardia Community College of The City University of New York (CUNY), Long Island City, EUA. Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CNPq/CAPES), Licenciado em Letras: Português-Inglês pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC).

Bruna Lopes-Dugnani
Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CAPES). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CNPq) e Licenciada em Letras: Português-Inglês pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Diagramadora e revisora da Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso (PUC-SP).

Cláudia Garcia Cavalcante
Professora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e da Faculdade de Tecnologia de Itaquera (FATEC). Doutora e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP/CAPES/CNPq. Especializada em Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduada em Letras: Português-Inglês pelas Faculdades Integradas Regionais de Avaré (FCLA) e em Pedagogia pela UNINOVE.

Ekaterina Vólkova Américo
Tradutora das obras de Iúri Lotman, Mikhail Bakhtin, Pável Medviédev, Piotr Bogatyriov, Roman Jakobson, entre outros. Subsidados pela CAPES, desenvolve estudos de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa da USP. Doutora e Mestre pelo mesmo Programa. É também Mestre em Língua e Literatura da Espanha e da América Latina pela Russian State University for the Humanities (RGGU), Rússia; graduada em História e Filologia pela Universidade Estatal Russa de Ciências Humanas.

Elaine Hernandez de Souza
Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa (USP), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CAPES), Especializada em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade São Marcos (USM) e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia de Santo André.

Jean Carlos Gonçalves
Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB/CAPES) e Doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Educação. Com subsídios do CNPq, desenvolve estudos de pós-doutorado junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Universidade Católica de São Paulo (PEPG LAEL/PUC-SP). Graduado em Teatro-Interpretação (FURB).

Maria Celina Novaes Marinho
Professora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CUNSP). Doutora e Mestre em Linguística (USP/FAPESP/CNPq); Graduada em Letras (PUC-SP).

Maria Helena Cruz Pistori
Desenvolve estudos de pós-doutorado subsidiados pela FAPESP/CNPq junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Doutora em Letras Clássicas (USP/CAPES), Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF) e Especializada em Análise Semântica Sincrônica da Sintaxe (PUC-SP). Graduada em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sorocaba) e em Pedagogia (Faculdade de Educação Campos Salles).

Miriam Bauab Puzzo
Professora de Língua Portuguesa do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). Desenvolveu estudos de pós-doutorado junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), Mestre em Literatura Brasileira (USP) e Graduada em Letras (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto) e em Pedagogia (Universidade do Vale do Paraíba).

Regina Braz Rocha
Autora de material didático pela Editora FTD. Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CNPq). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CAPES), Especializada em Língua Portuguesa (PUC-SP) e Graduada em Letras pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).

Rodolfo Vianna
Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP) com subsídios do CNPq e CAPES. Mestre também em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma universidade (CNPq) e Graduado em Comunicação Social: Jornalismo (USP).

Sandra Mara Moraes Lima
Professora da Educação Básica e Membro da Equipe do Centro de Formação para os Profissionais de Educação – SEDU/ES. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CAPES), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Especializada em Estudos Linguísticos (Universidade Cidade de São Paulo) e Graduada em Letras (UFES).

Sheila Vieira de Camargo Grillo
Pesquisadora nível 2 do CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (USP). Livre Docente (USP) Doutora em Linguística (USP/CAPES). Subsidiados pela FAPESP, desenvolveu estudos de pós-doutorado junto ao Instituto Gorki de Literatura Mundial, Rússia, e, subsidiados pela CAPES, desenvolveu também estudos de pós-doutorado na Universidade de Paris X, Nanterre, França. Mestre em Linguística Aplicada (UNICAMP/CAPES) e graduada em Letras: Português-Inglês (USP).

Vinícius Nascimento
Coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Tradução e Interpretação de Libras/Português do Instituto Superior de Educação de São Paulo/Singularidades. Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem 
(PUC-SP/CNPq).

Especificações
ISBN 9788583800125
Tipo Livro
Formato 16x23x2cm
Peso 0,600
Idioma Português
Encadernação Brochura
Edição 1
Ano 2014
Páginas 324

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:




Todos os direitos reservados à Terracota editora. Desenvolvimento Líquido Tecnologia.